"Vala Comum" do Cemitério de Perus

"Vala Comum" é um documentário do diretor João Godoy, de 1994, que resgata a história da abertura a vala clandestina no Cemitério de Perus, determinada em 4 de setembro de 1990 pela então prefeita Luiza Erundina. (Foto abaixo: Memorial aos desaparecidos).

O Cemitério Municipal Dom Bosco, seu nome oficial, foi construído por Paulo Maluf quando prefeito nomeado na época do regime militar, para o sepultamento clandestino de corpos das vítimas do aparato repressivo do regime e do Esquadrão da Morte. Ao todo, foram desenterrados 1.049 corpos, envolvidos em sacos plásticos.

Mesmo antes disso, alguns corpos já haviam sido localizados como foi o caso de Carlos Nicolau Danielli, morto nos porões do DOI-CODI em dezembro de 1972. Seu corpo foi exumado e reconhecido por amigos e familiares em 1981, na presença de militantes políticos e do Comitê Internacional da Anistia que ficava sediado na PUC/SP.

O documentário "Vala Comum" foi exibido neste dia 4 de setembro pela Subcomissão dos Direitos Humanos para acompanhar a abertura dos arquivos da ditadura, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo.

Este vídeo mostra uma realidade que hoje, com a vida democrática consolidada, a gente não consegue imaginar. O vídeo é atual. Continuamos com os arquivos fechados. O que tanto temem se a gente abrir os arquivos?, questionou o presidente da Comissão Estadual de Defesa da Pessoa Humana - CONDEPE, Ivan Seixas. Ivan Seixas é filho de Joaquim Seixas, o primeiro preso político a ser enterrado em Perus.

Mais detalhes sobre o trabalho da Subcomissão, no sítio de Câmara Municipal de São Paulo.

Comentários

Camila Caringe disse…
Você sabia que acaba de ser criada uma comissão jovem de luta pelo direito dos presos políticos?
Bem, imagino que sim.
Imagino também que já tenha visitado o Memorial da Resistência, na Luz.
E quantas mais comissões, reuniões, passeatas, protestos, escândalos e museus serão necessários para a efetivação de direitos. Direitos. Direitos?

Realmente bom o blog. Bem, Thiago Mori não se engana. Pelo menos, eu nunca vi! rsrs

Abraço.

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa