Dez Mandamentos do Usuário Verde

Matéria extraída do sítio do G1. Por ser de extremo interesse público, o problema do lixo eletrônico não poderia deixar de fazer parte do Coisas de Sampa.

A nossa preocupação enquanto consumidores de tecnologia não deve se restringir apenas à aquisição de novos produtos, mas em como assumir responsabilidades pelo descarte daquilo que não mais nos interessa ou não nos é mais útil. Essa responsabilidade não pode ser transferida para gerações futuras, sob pena de o custo ambiental ser muito mais caro.

Veja os "Dez Mandamentos", baseados em lista do Greenpeace:
  1. PESQUISE - é importante descobrir se o fabricante tem preocupaçãoes com o ambiente e se recolherá as peças usadas para reciclagem, depois que o aparelho perder sua utilizade.
  2. PROLONGUE - você não precisa trocar de celular todos os anos ou comprar um computador com essa mesma frequência. Quanto mais eletrônicos adquirir, maior será a quantidade de lixo eletrônico. Por isso, cuide bem de seus produtos e aprenda a evitar os constantes apelos de troca.
  3. DOE - caso seja realmente necessário comprar um novo eletrônico quando o seu ainda estiver funcionando, doe para alguém que vá usá-lo. Dessa forma, ainda é possível prolongar a vida útil do aparelho e a pessoa que recebê-lo não precisará comprar um novo.
  4. RECICLE - os grandes fabricantes de eletrônicos oferecem programas de reciclagem. Antes de jogar aquele monitor estragado no lixo, entre em contato com a empresa (via internet ou central de atendimento telefônico) e pergunte onde as peças são coletadas. Muitas assistências também coletam esse material.
  5. SUBSTITUA - procure sempre fazer mais com menos. Produtos que agregam várias funções, como uma multifuncional, consomem menos energia do que cada aparelho usado separadamente. Também vale minimizar o uso de recursos ligados ao ambiente: para que imprimir, se dá prá ler na tela?
  6. INFORME-SE - o usuário de tecnologia deve ser adepto ao consumo responsável, sabendo as consequências que seus bens causam ao ambiente. Por isso, é importante estar atento ao assunto - somente assim será possível eliminar hábitos ruins e tomar atitutdes que minimize o impacto do lixo eletrônico.
  7. OPTE PELO ORIGINAL - as empresas que falsificam produtos não seguem políticas de preservação do ambiente ou se responsabilizam pelas peças comercializadas, depois que sua vida útil chega ao fim. Por isso, é sempre importante comprar eletrônicos originais.
  8. PAGUE - os produtos dos fabricantes que oferecem programas de preservação ambiental podem ser mais caros - isso porque parte dos gastos com essas iniciativas pode ser repassada para o consumidor. A diferença de preço não chega a níveis absurdos e, por isso, vale a pena optar pela alternativa "verde".
  9. ECONOMIZE ENERGIA - na hora de comprar um eletrônico, opte pelo produto que consome menos energia. Além disso, o consumidor consciente deve usar fontes de energia limpa (como a solar) sempre que possível.
  10. MOBILIZE - é importante passar informações sobre lixo eletrônico para frente, pois muitos usuários de tecnologia não se dão conta do tamanho do problema. Divulgue, mas evite aqueles discursos inflados e catastróficos dos "ecochatos", que não são nada populares.

Comentários

Edson Nunes / disse…
Esses "Dez Mandamentos do Usuário Verde" é totalmente tenso perante a sociedade em que vivemos. Ah, se pelo menos alguns desses tópicos fossem cumpridos, tudo seria melhor, mas a utopia é feroz!

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa