22 de Setembro - Dia Mundial Sem Carro

Car Free Day acontece internacionalmente no dia 22 de setembro. O movimento teve início na Europa, no final do século XX e tem se expandido para muitas cidades do mundo defendendo a revitalização e sustentabilidade das cidades.

As políticas em favor do automóvel têm sido prática nas grandes cidades desde meados do século passado. Hoje se mostram equivocadas visto que o automóvel é um meio de transporte altamente poluidor e destruidor do espaço urbano. O trânsito intenso, além de poluir, impede que as pessoas possam circular mais livremente pelos espaços públicos, a pé ou de bicicleta. Isso sem falar dos problemas respiratórios, dos acidentes de trânsito, do estresse e da precariedade dos transportes públicos.

A edição deste ano conta com o apoio da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis , que contempla municípios do país, como: Campinas, Ilhabela, Holambra, Santos, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Fortaleza, Florianópolis, Curitiba, Niterói, Recife, Salvador, Ilhéus, Tibau do Sul (RN), Campo Grande, Joinville, João Pessoa, dentre dezenas de outras.

São Paulo não fica fora desse diagnóstico. Aqui a campanha teve início em 2007, sempre protagonizada pela sociedade civil, contando com o apoio do setor público. O movimento Nossa São Paulo - que está lançando a 3ª edição da Pesquisa sobre Mobilidade em parceria com o Ibope - tem sido grande incentivador dessa campanha, que tem por intuito um exercício de reflexão sobre a dependência e o uso, às vezes até irracional, dos automóveis (quem vai de carro na padaria ao lado de casa?).

A sociedade deve pensar um pouco mais sobre o estilo de vida que leva, sobre a possibilidade de diminuir o uso dos veículos particulares, substituindo-os por outros meios de transporte. O Poder Público, por sua vez, tem que propiciar, priorizar e viabilizar a melhoria do transporte público.

Afinal, deixar o carro em casa quase sem alternativas adequadas de transporte não é fácil.
Não há campanha que resista!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa